segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ferramentas para cultivo de bonsai


Para iniciar no cultivo de bonsais não é necessário investimento pesado, mas mesmo assim adquirir alguns utensílios irá auxiliar no manuseio das plantas.


As ferramentas são principalmente utilizada nas atividades de poda e orientação (modelagem do bonsai). Os acessórios indicados são:
  • Tesoura
Ferramenta indicada para poda de raízes e galhos finos, inferiores a grossura de um lápis comum. Tesouras comuns de jardinagens não são indicadas por serem muito grande. É indicada uma tesoura com o nome de ikebana, que atualmente mudaram seu nome para tesoura de bonsai.
  • Alicate côncavo
Direcionada aos galhos com grossura igual ou superior a de um lápis. Também conhecido como alicate convexo.
  • Fios de cobre ou alumínio
Brevemente, irei falar sobre as técnicas de aramagem e modelagem de bonsais, este material é muito importante nesta atividade.
  • Tela de sombreamento
Algumas espécies não podem com raios solares diretos. Existem telas que filtram até 50% da luz solar e proporciona um ambiente ideal. Deve-se tomar cuidado com sua instalação para não permitir o abafamento do bonsai.
  • Borrifador
Indicados para aplicação de inseticida, fungicida ou para, simplesmente, molhar as folhas.
  • Peneira
Na preparação de um substrato com proporções adequadas, recomenda-se o uso de peneiras.

Como todo brasileiro têm seu jogo de cintura, pode-se também fazer algumas adaptações. Mas fica a dica de tomar o cuidado certo com seu bonsai e evitar surpresas desagradáveis.

Um comentário:

Edilcimini disse...

bonsai son interesantes.