segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dúvida do Leitor - Bonsai de Pinheiro

Olá a todos.

É sempre um prazer ajudar os nossos leitores com dúvidas. Confesso não possuir formação na área, mas há um bom tempo pratico a arte de Bonsais e me esforço para responder todas as perguntas. E deixo aberto também este espaço para todos opinarem.

Hoje vamos responder as dúvidas do Leandro Otávio. Ele nos fez a seguinte pergunta:
Quero sabe qual a espécie do meu pinheiro, e os cuidados com ele?

Bem Leandro, ficamos no aguardo das fotos para lhe fornecer a espécie correta do seu pinheiro. Com relação aos cuidado,s vão aí algumas dicas:

  • As coníferas, tambem como são chamados os pinheiros, devem ser colocadas ao ar livre.
  • Geralmente, se adaptam melhor a climas secos e frios, o que é um pouco difícil aqui no Brasil.
  • Essas espécies possuem um fungo denominado mycorrhizas que convivem em harmonia com suas raízes, por isso, adubação orgânica é muito indicada.
  • Não gostam do solo muito encharcado.
  • Devem ser trocadas de vasos em um período de dois a cinco anos, sempre fazendo a poda das raízes.
  • Obedecendo a regra geral dos bonsais, a sua poda deve ser feita no inverno, momento em que as coníferas diminuem suas atividades de crescimento.
Por hoje é só pessoal. Espero que tenham gostado das dicas e fica aberto nossos canais de comunicação. Você pode nos enviar uma mensagem através no nosso formulário de contato, também no twitter e orkut. Assine nosso canal no Lembreto e recebe dicas e notícias direto no seu celular. Envie um SMS para 49523 com o texto ASSINAR BONSAI ou clique aqui.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá ! Vim através da indicação de uma grande amiga chamada Sol, que possui um lindíssimo jardim, do bog "Plantas Suculentas Sol", mas não cuida de Bonsais. Então, estou visitando seu formidável blog, e como gostaria de adquirir um Bonsai, preciso estudar um pouco, esta magnífica "conífera", sinônimo de sabedoria, longevidade, e sorte.
Doravante estarei acompanhando seu site, a fim de melhor adquirir os conhecimentos necessários para poder tratar meu bonsai de modo que dure e com técnica.
Virei mais vezes aqui.
Obrigada pelas dicas
Um grande abraço
Regina Goulart

Carol Sakurá disse...

Olá!

Conheci o blog através da indicação da Sol do "plantas suculentas'.
Adorei e vou adicionar aos meus favoritos.
Infelizmente tento cultivar bonsais,mas eles acabam morrendo.Será a iluminação do apartamento?
Conhece sobre o cultivo de bonsais de cerejeira?
Tantas perguntas..ehehe,mas eu fiquei muito empolgada com este espaço lindo.
Abs!

Carol Sakurá
http://lepoeteenfleur.blogspot.com

Silviane Schmitz disse...

Boa tarde!!
Ganhei um bonsai a 1 ano atras.E tenho muitas dúvidas sobre como cuidar.Estava pesquisando na internet sobre oi assunto e achei esse blog.Gostaria que se possivel me desse algumas informações.

Grata
Silviane

Jorge Augusto disse...

URGEEENTE !!!!
Sou fascinado por esta arte , minha tia ganhou e me deu um bonsai pinheiro dakeles que fazem arvore de natal .Só que ele está meio amarelado e não sei oque fazer me ajudem por favor

Li*_* disse...

Jorge
Eu também ganhei um pinheiro tuia azul. Estou pesquisando igual uma louca varrida hehehe. Podemos tracar informações..amanha vou comprar adubo para o meu bonsai, será a 1º coisa que vou fazer.Meu e-mail eligrimmi@yahoo.com.br

hpmorais disse...

Olá amigo. Tenho um Bonsai de jabuticabeira. Fiz a troca da terra a alguns dias ” coisa de 10 dias atras ” mas esse bonsai veio a secar e cair as folhas. Gostaria de saber se isso é normal, qual é causa disso ou se ate mesmo a solução do problema? Muito obrigado pela atenção. ( As dimensões do vaso são de 20 x 15 e '' 5 cm de altura ''.

Isabela disse...

Ola, comprei um bonsai pinheiro tambem, e deixo ele.no quarta e ruim para meu pinheiro?

Zildenir Braga disse...

Dei um bonzai de pinheiro pra minha filha, mas as pontas das folhas estão ficando cor de chocolate, o que devo fazer? isso é normal? ele fica na sombra