terça-feira, 21 de abril de 2009

Museu do Bonsai em Portugal

Uma matéria sobre um museu de bonsais em Portugal.
Destaco o ambiente em que as plantas são cultivadas e um projeto de trabalhar bonsais de espécies nativas em extinção.




domingo, 19 de abril de 2009

Bonsai do Leitor 2

Olá pessoal,

Parece que os nossos leitores estão  se animando. 
Agora foi a vez do Luciano(@sabuga) nos enviar o seu bonsai.


Há a algum tempo a sua planta está seca e com uma aparência de morta. 
Ele não sabe me dizer a sua espécie, mas me parece um Pinheiro Branco do Japão (Pinus Pentaphylla). 
Mas é comum em algumas espécies, principalmente as coníferas, a hibernação. Isto pode ocorrer quando o bonsai identifica alguma mudança de iluminação, dimunuição/aumento da irrigação ou até mesmo a falta de componentes no composto. Recomendo ao Luciano, aguardar, regar com moderação diariamente e procurar fovar a terra adicionando um pouco de substrato orgânico.

Um abraço e até a próxima.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bonsai do Leitor 1

Olá a todos,

Inaugurando o nosso espaço dedicado a você, o leitor Marcelino Dornas nos enviou a foto da sua belíssima planta. Ele nos disse que é novo no cultivo de Bonsais, mas pelo visto, possui muito jeito pra coisa. 

A espécia é uma pitangueira, mas infelizmente não sabe a idade. Fica aberto os comentários para quem quiser arriscar.





































Agradecemos ao leitor Marcelino e estamos esperando a foto do seu bonsai. 
Não esqueça de enviar um email com as fotos do seu Bonsai para bonsaistas@gmail.com com as seguintes informações:
Seu nome:
Cidade:
Espécie:
Idade do Bonsai:

Até mais.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Vídeo para iniciantes no cultivo de bonsais (inglês)

Abaixo um vídeo com ótimas dicas para iniciantes.
Para quem não entende inglês acho que vale a pena dar uma olhada na habilidade e nas imagens.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Curso OnLine - Cultivo de Bonsai


Olá pessoal,


Recentemente venho procurando algumas opções de cursos e grupos de Bonsaístas para participar. E recentemente encontrei esse link na Web e resolvi compartilhar.
Conversei com o Prof. Rock Jr., que por sinal foi bastante atencioso e me esclareceu todas as dúvidas. E o que mais chamou a minha atenção foi a possibilidade de realizar o curso a distância.

domingo, 1 de março de 2009

Espécies de ambientes internos



Definitivamente, após consultar alguns especialistas, várias publicações e experiência própria, a melhor opção de cultivo interno é mesmo a espécie Ficus(1).

Outra espécie que também se adapta bem em ambientes fechados, mas arejados, são as Sageretias(2).

Estou tentando cultivar uma romanzeira a partir de uma muda mas parece que terei que levá-la novamente para o viveiro.




sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Espaço Bonsai do Leitor


Olá a todos,

Estamos abrindo um novo canal de comunicação com nosso leitor.
Agora iremos publicar semanalmente a foto do seu Bonsai.

Basta enviar um email para bonsaistas@gmail.com com as seguintes informações:

Seu nome:
Cidade:
Espécie:
Idade do Bonsai:

Não esqueça também de enviar a foto de sua planta.
As informações serão publicadas no canto direito superior do nosso Blog.