terça-feira, 30 de junho de 2009

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dormência das espécies Deciduifólias

Este post é curto mais bastante útil. Aos Bonsaistas que residam nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste fiquem atento ao optar por cultivar Bonsais da espécie Deciduifólias.


Estas espécies precisam muito do seu período de dormência e devido a ausência de baixas temperatura nestas regiões será necessário uma indução a dormência, o que requer razoável conhecimento e experiência.
Em outra oportunidade estarei postando como induzir a dormência de um Bonsai.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Festival Tanabata de Ribeirão oferece oficinas de Bonsai

Estão abertas as inscrições para seis oficinas de arte japonesa promovidas pelo 16º Festival Tanabata de Ribeirão Preto. O evento será realizado de 3 a 5 de julho, no Morro Alto do São Bento. As oficinas acontecerão no Teatro de Arena, Casa da Cultura e saguão do Teatro Municipal, algumas com horário noturno.

Haverá oficinas de Bonsai com vagas limitadas e os interessados podem se inscrever pelo telefone (16) 3636-1206, ramal 208. As oficinas são gratuitas, sendo cobrado apenas o material R$15,00.

A oficina de Bonsai aconterá 4 e 5 de julho, 11h e 18h, no Teatro de Arena.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vasos para Bonsais

Cultivar bonsai vai muito além da simples poda e educação dos ramos, é uma arte bastante completa, com várias variantes, uma delas é a cerâmica. Os vasos de cerâmica utilizados para o plantio do bonsai são, em muitos casos, uma obra de arte à parte, a escolha do vaso é fundamental para a boa apresentação e composição do seu bonsai, é preciso ter paciência, analisar a estrutura do vaso, a estrutura da planta, para só então escolher o vaso ideal, que vai sobressaltar, ainda mais, os detalhes do seu bonsai.

O ideal é que o vaso, ou bandeja, esteja em harmonia com a sua planta, lembrando sempre que, como toda arte, o bonsai deve sempre agradar o AUTOR da obra. Abaixo, listarei algumas “regras“, que devem ser pensadas antes de colocar o seu bonsai em um vaso.

1. Veja a proporção do vaso e da árvore. Na maioria dos casos o vaso deve ter em torno de 2/3 da altura da árvore.
2. Se a altura da árvore é menor que sua largura, a profundidade do vaso deve ter aproximadamente 2/3 da medida da base da planta. A largura do vaso nunca deve ser a mesma da planta, deve ser um pouco menor.
3. A profundidade do vaso deve ser proporcional ao tronco da árvore, exceto em árvores no formato de cascata ou de múltiplos troncos.
4. A lateral do vaso deve ser um pouco menor que a largura das ramificações primárias laterais.
5. A forma do vaso deve estar relacionada ao estilo do bonsai. As árvores de tronco ereto ficam melhores em vasos retangulares. E devem ser plantadas optando por um lado do vaso e nunca no centro, exceto em vasos redondos.
6. As árvores de troncos curvados ou de linhas curvas suaves, ficam melhores em vasos ovalados, redondos ou de quinas arredondadas. Devem ser plantadas no centro do vaso.
7. Uma árvore com aspecto mais velho e de tronco aspero deve ser plantada em um vaso de aspecto similar, para manter a sensação da idade da planta.

Fonte : Projeto Bonsai

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Manual de pragas e doenças

Bonsai Manual Pragas Doencas Bonsai Manual Pragas Doencas assis_101931 19 manual de jardinagem CUIDADO COM AS PLANTAS PRAGAS E DOENÇAS IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE Nesse ponto cabe observar que plantas nutridas, bem adubadas, com irrigação adequada, com boa insolação e bem ambientadas

terça-feira, 9 de junho de 2009

Paz a todos


Em meios a conflitos e ameaças na região da Coréia do Norte, uma foto que instiga uma relação harmoniosa entre o homem e os elementos da natureza.
Paz e concentração a todos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bonsai do Futuro (Geek Bonsai)

Bem,

sabemos que as possibilidades que a tecnologia nos proporciona são infinitas. Este é mais um exemplo que para as inovações não existe limite. É um conceito de Gadget desenhado pelo designer Vivien Muller. Trata-se de um Bonsai com vários telas nas extremidades que pode servir como leitor de email, playlist de músicas ou até mesmo um emaranhando de lembretes. Não deixa de ser uma idéia futurística, mas para quem gosta de Bonsais não deixa de ser um ótimo presentinho. :-)



segunda-feira, 1 de junho de 2009

XXVIII Exposição de Bonsai do Jardim Botânico




Local: Instituto de Botânica de São Paulo
dias 05,06 e 07 de junho de 2009